Suco de uva agora tem dia de comemoração no município

0
153

Data será celebrada anualmente no primeiro domingo de março

Aprovado na Sessão Ordinária da última segunda-feira (21) pelos vereadores o projeto que institui o Dia Municipal do Suco de Uva no município de São Marcos que será comemorado anualmente no primeiro domingo de março.

O Projeto de Lei objetiva fazer com que o Executivo realize ações anualmente de forma a propagar os benefícios deste produto e incentivar a produção no município.

A cada ano muitos turistas visitam a nossa região e consomem inúmeros produtos coloniais, vinhos, espumantes e o suco de uva também vem conquistando o paladar dos turistas fortalecendo a economia do município.

O suco de uva brasileiro é único no mundo! Sua cor, aroma e sabor vem conquistando a cada dia mais consumidores, pois além das propriedades nutritivas, promove benefícios à saúde que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a melhora na cognição, sendo um excelente alimento.

Saboroso e saudável, o suco de uva tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros e dos estrangeiros, como comprovam as estatísticas do setor. Segundo dados  publicados pela pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em 2017 foram vendidos 107,1 milhões de litros da bebida, ou seja, houve um aumento de 30,98%. O valor total da comercialização em 2018 foi de 258,33 milhões de litros, incluindo todos os tipos, incluindo integral, néctar, reconstituído e outros.

Eventos são realizados no município para promover o vinho, porém não há um dia específico para promover os benefícios do suco de uva e incentivar novos colaboradores que venham a surgir e que possam crescer e articular qualquer negociação a fim de gerar renda.

O projeto prevê a valorização ainda mais de um produto que conta hoje com uma produção em grande escala na cidade, São Marcos é o maior produtor nacional de suco de uva natural e integral. Além disso, o projeto sugere que nas festas coloniais realizadas no interior do município seja oferecido também o suco de uva, como forma de incentivar mais a sua produção.

O projeto é de autoria dos vereadores Fulvio Pessini (MDB) e Genilson Marcon (PP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here