O ano de 2020 é considerado um ano atípico

0
816

Em março o ano praticamente parou devido a pandemia do “COVID-19”, doença causada por este novo vírus

Ainda há muitas incertezas sobre a doença, sua transmissão e de como será a sua cura. Sabemos também que esta pandemia provocada pelo novo Corona vírus já vitimou centenas de milhares de pessoas no planeta. Além de causar um colapso de saúde de vários países, crise econômica que fez empresas fecharem, deixando milhões de trabalhadores desempregados e autônomos sem renda.

Desde o começo ficou claro que as crianças não eram seu alvo favorito, seus efeitos nos pequenos, porém, vêm se mostrando muito nocivos e vão além da saúde e da quarentena que tiveram cerca de 850 milhões de crianças da escola no mundo.

Entretanto é preciso ter um olhar cuidadoso para a Primeira Infância. Creches e escolas de Educação Infantil tem diversas particularidades no atendimento aos alunos que precisam ser considerados e contemplados nos protocolos. Neste segmento a Escola tem um papel muito importante além do ensinar: é um espaço de socialização e de aprendizagens que tem grande importância no desenvolvimento da criança. Sabemos que o isolamento social e a pandemia irão passar, mas os seus impactos podem ser permanentes. A única oportunidade que temos é de sermos todos responsáveis por nossas crianças.

Estávamos habituados a circular livremente, envolvidos na correria do nosso dia a dia, de repente tivemos a nossa vida drasticamente impactada. De uma hora para outra fomos obrigados a nos isolar totalmente de tudo e de todos, vivendo no momento um “Tsunami” de mudanças de hábito e de costumes forçadamente. Por outro lado, o isolamento social e a medos a que fomos expostos, nos fazem pensar e refletir.

O isolamento está criando em nós novos hábitos e comportamentos tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias. Nunca tinha se visto antes tantos professores de uma mesma disciplina, unidos no mundo digital para compartilhar atividades, experiências bem sucedidas, tirar dúvidas e aprender uns com os outros.

Quão frágil é a vida humana!!!

Um minúsculo vírus, invisível e que impactou tanto na nossa vida. Mostra-nos que não adianta orgulho, vaidade, pois nem o dinheiro e o poder são capazes de nos dar a segurança que tanto almejamos. Que e necessário as vezes nos recolhermos, desacelerarmos para refletir a nossa vida, nossas atitudes, corrigir erros, mudar rumos e nos tornarmos pessoas melhores.

Acreditamos que esta crise do corona vírus, seja uma oportunidade para o nosso próprio aperfeiçoamento como seres humanos e filhos do grande Mestre Criador. A história nos mostra que de tempos em tempos a humanidade é acometida por alguma grande crise, seja ela politica, econômica ou social. Toda crise nos causa algum mal, mas também e uma grande oportunidade de sairmos dela mais fortes e mais desenvolvidos

Não podemos ficar inertes ao que está pandemia vem nos causando, mas sim aprender com ela e sairmos dela mais fortes e melhores.

Continuamos tendo fé, nos cuidando e fazendo cada um a nossa parte.

ARTIGO ESCRITO PELAS PROFESSORAS ILHANE TEREZINHA GIOTTI E JAQUELINE DAL LAGNO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL AMOR PERFEITO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here