Em São Marcos, cerca de 3900 crianças e adolescentes estão no público alvo da campanha de multivacinação

0
251

Campanha segue até o dia 30 de outubro. Confira os horários de funcionamento dos postos no município

Iniciou na última segunda-feira (5), as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. Em São Marcos a expectativa é de vacinar 3926 crianças e adolescentes no caso das crianças de 1 a 4 anos será oferecida a vacina oral contra a paralisia infantil (VOP), a famosa gotinha, além disso, crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

As campanhas vão até o dia 30 de outubro e, mesmo com a pandemia da COVID-19, é imprescindível que pais e responsáveis procurem os postos de saúde já que a vacina é de fundamental importância para manter a erradicação da poliomielite no país.

As vacinas disponíveis para atualização das cadernetas das crianças e adolescentes são: BCG, pentavalente, rotavírus, hepatite A, hepatite B, meningo C, meningo ACWY, pneumo 10, tríplice bacteriana, tríplice viral, varicela, febre amarela, HPV, dupla adulto e tríplice bacteriana tipo adulto. Essas vacinas serão aplicadas conforme a necessidade individual de imunização, por isso os responsáveis devem levar o cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes.

Em São Marcos, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, confira os horários de funcionamento de cada uma no final da matéria. No dia 17 de outubro, a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional. A meta do Ministério da Saúde é atingir, pelo menos, 95% do público-alvo. É indispensável a apresentação do cartão de vacinação.

Para as crianças e adolescentes que precisarem do atestado de vacinação, exigido para matrículas nas escolas, será aproveitada a vinda até a unidade de saúde para este fim.
Pessoas com sintomas respiratórios ou demais sinais e sintomas que possam estar relacionados a COVID-19 ou que estão em isolamento domiciliar, devem aguardar finalizar os 14 dias de isolamento social para, após, comparecer a unidade de saúde.
É importante que apenas um responsável compareça na unidade de saúde junto com a criança ou adolescente,  tendo em vista a redução de aglomerações em função da COVID-19.
As unidades de saúde estão preparadas para receber o público alvo da campanha atendendo as exigências de prevenção a COVID-19: ambientes ventilados, distanciamento entre as pessoas, higienização frequente de ambientes, mobiliário, profissionais reforçando a higienização de mãos e uso de EPI’s, etc;
Horários da vacinação nas unidades de saúde de São Marcos:
Pedras Brancas: das 8h às 11h45 e das 13h45 às 15h30; *Segunda, quarta e sexta aberto ao meio dia;
Centro de Saúde Nossa Senhora de Lourdes (SMS): das 8h às 11h15 e 13h30 às 15h45. Quintas-feiras até às 17h45;
ESF Doncatto: das 8h às 11h e das 14h às 17h; *Quartas-feiras das 14h às 15h30 e 17h30 às 19h;
ESF São José: das 8h às 11h e 14h às 17h. Terças-feiras: 14h às 19h e quintas-feiras pela manhã das 10h às 11h.
ESF Nicoletti: das 8h às 11h e das 14h às 17h; Terças-feiras: 17h30 às 19h

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here