Meteoro ‘superluminoso’ caiu no Rio Grande do Sul nesta madrugada

1
2616
Foto: Reprodução/CNN

A queda ocorreu por volta da 1h09, na região de Caxias do Sul e são-marquenses relataram terem visto o clarão

Um meteoro de grandes proporções foi registrado na madrugada desta quinta-feira (1º) no Rio Grande do Sul. A queda ocorreu por volta da 1h09, na região de Caxias do Sul, Serra Gaúcha, e foi registrada a partir de Taquara pelo Observatório Espacial Heller & Jung.

Se trata de um superbólido, extremamente luminoso, que brilha mais intensamente que a Lua cheia. Conforme a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a luz foi tão intensa que, em algumas localidades, a noite “virou dia” por instantes. Esta manhã alguns moradores de São Marcos relatavam nas redes sociais terem visto o clarão na madrugada e sentido as residências tremerem.

O professor das Faculdades Integradas de Taquara e pós doutor em engenharia, Carlos Fernando Jung destaca que, desde janeiro de 2020, o observatório já registrou mais de 11 mil meteoros. Mas, o registrado nesta madrugada foi o maior de todos. “Estamos calculando e analisando para estimar o tamanho. Possivelmente tem mais de um metro de diâmetro”, completa.

O diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explica que o meteoro diminui muito quando entra em contato com a Terra: “Quando chega no chão, já está bem menor e com velocidade bem reduzida. Durante a passagem atmosférica ele se fragmenta bastante”.

No entanto, Jung, que também é diretor da Bramon Sul (que engloba RS, SC e PR) ressalta que, dependendo do tamanho, pode ser perigoso, causar tremores no chão e prejuízos.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região ainda não registraram nenhuma ocorrência do tipo.

Com informações da CNN Brasil

1 COMMENT

  1. Por volta de uma hora na quinta feira de madrugada eu estava recém deitado um barrulho muito forte com um clarão de um dia por estantes minha casa tremeu minha cama balançou foi assustador achei que era chuva olhei não tinha nada tempo estrelado achei que era um terremoto meu deus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here