Controlar a raiva

0
432

14 dicas simples e práticas para te ajudar

A raiva é uma emoção humana básica (ou seja, todo mundo sente raiva) que normalmente surge quando interpretamos as situações do nosso dia-a-dia como injustas ou ameaçadoras. Por exemplo, quando acreditamos que estão nos ferindo, que as nossas necessidades não estão sendo satisfeitas, que estamos sendo injustiçados, que nossos direitos não estão sendo respeitados, que alguém está nos desrespeitando, podemos sentir raiva.

Essa emoção geralmente vem acompanhada de comportamentos que podem ser prejudiciais para nós mesmos e podem causar problemas com outras pessoas, como por exemplo, quando insultamos alguém ou até mesmo chegamos à violência física.
No entanto, isso não significa que a raiva é uma emoção prejudicial – o que pode ser prejudicial é a forma como expressamos ela. A raiva é uma emoção que desempenha um papel vital em nós: defender os nossos direitos quando interpretamos que algo ou alguém os estão violando. As dicas a seguir tem o objetivo de te ajudar a se acalmar para depois poder expressar a raiva de maneira adequada:

1 – Se afastar da situação que o estiver enfurecendo poderá ajudá-lo a acalmar-se e a refletir sobre o que aconteceu. Sugestão: fazer uma caminhada.

2- Espere para falar. Meça quão intensa está a sua raiva antes de começar a despejá-la. Você não deve falar quando está com raiva. É melhor parar e dar um tempo. Quando você achar que sua raiva é gerenciável e você pode efetivamente expressá-la sem ser destrutivo, está na hora de lidar com a situação.

3- Faça exercícios. O exercício aeróbico, incluindo caminhada rápida ou corrida, pode ser uma ótima maneira de lidar com a raiva. Quando você pratica exercício libera adrenalina, sua, respira de forma mais ofegante, sensações bem parecidas com a raiva. No entanto, vai perceber que tais sintomas não estão ligados a um sentimento ruim, mas a algo bom. A atividade física também libera endorfinas, substâncias químicas no cérebro que ajudam a nos acalmar e a gerir as nossas emoções.

4- Escreva sobre o problema. Escrever permite que você diminua o sentimento ruim e ajude a pensar qual a melhor forma de lidar com o problema. Quando você reage imediatamente a algo, a decisão é baseada na emoção. Mas quando para pensar um pouco escrevendo, a chance de resolver da melhor forma é muito melhor.

5- Pratique um exercício de respiração. Sente-se com a postura reta. Inspire profundamente pelo nariz, contando até 3. Tranque a respiração enquanto conta até 3 novamente. Em seguida, expire lentamente, contando até 6. Faça uma pausa e repita dez vezes o exercício. Tente concentrar-se somente na respiração, limpando a mente de qualquer coisa que o esteja aborrecendo.

6- Faça uma contagem regressiva a partir do número 50. Contar em voz alta ou até mesmo sussurrar os números poderá acalmá-lo em menos de um minuto.

7- Imagine um cenário tranquilo. Feche os olhos e imagine seu lugar favorito no mundo todo, como uma praia onde costumava passar as férias de infância ou um lago onde passou as tardes de adolescência. Pode ser um lugar onde nunca esteve, uma floresta, um campo de flores ou uma paisagem de tirar o fôlego. Escolha um ambiente que o deixe instantaneamente mais calmo e tranquilo e a respiração voltará ao normal rapidamente. Concentre-se em cada pequeno detalhe da paisagem. Quanto mais detalhes você visualizar, mais vai conseguir distanciar-se dos pensamentos raivosos.

8- Ouça uma música relaxante. É cientificamente provado que a música tem o poder de afetar a forma como nos sentimos e de trazer recordações à tona. Ela pode acalmar pessoas irritadas ou nervosas, mesmo quando é impossível identificar a fonte do aborrecimento.

9- Fale para si mesmo frases que podem lhe ajudar a manter-se no controle, como por exemplo, “isso vai passar”.

10- Pratique uma comunicação positiva. Falar a primeira coisa que vier à mente poderá deixá-lo ainda mais nervoso, irritar a outra pessoa e fazer com que a situação pareça muito pior do que realmente é. Quando se irritar com alguma coisa, passe um momento pensando na origem dessa raiva e, em seguida, diga o que estiver realmente sentindo.

11- Faça psicoterapia para conhecer seus limites e trabalhar com os mesmos, aprendendo a lidar com as situações que te deixam irritado.

12- Arranje tempo para dedicar-se às coisas que ama. Um dos motivos pelos quais fica com raiva pode ser o fato de sentir que nunca tem tempo para si mesmo e que está fazendo várias coisas que não quer. Você estará menos propenso a ficar com raiva porque estará fazendo algo que realmente quer fazer.

13- Lembre-se de manter uma alimentação balanceada. Muitas pessoas ficam irritadas quando estão com fome.

14- Durma de sete a oito horas por noite. Você precisa de bastante sono durante a noite se quiser sentir-se bem física e emocionalmente. A falta de sono pode contribuir para diversos problemas de saúde, incluindo a incapacidade de lidar de forma adequada com as emoções.  Dormir o suficiente poderá ajudá-lo a manter-se calmo em situações estressantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here