Visitantes registraram acúmulo de lixo na cachoeira do Rio São Marcos

0
1473
Fotos: Helena Marcon

Local fica no distrito de São Gotardo de Vila Seca – Caxias do Sul, divisa com São Marcos e foi palco de uma festa numerosa na madrugada

A leitora Helena Marcon enviou ao São Marcos Online esta tarde um e-mail com registros feitos na tarde deste domingo (16) na Cachoeira do Rio São Marcos, na localidade de São Gotardo de Vila Seca – Caxias do Sul.

Helena relata que na tarde deste domingo ela e o namorado foram à Cachoeira do Rio São Marcos, para tomar chimarrão e apreciar a paisagem, como já era habitual antes da pandemia.

“Ao chegar na Cachoeira ficamos devastados pela situação que encontramos. Havia lixo por toda a parte deixado as margens da cachoeira! Com medo que voltasse a chover e todo aquele lixo fosse para o rio, começamos a recolher e, em 10 minutos, recolhemos tudo o que conseguimos. Durante esse tempo, diversas pessoas que estavam no local se aproximaram demonstrando tristeza pelo estado que encontraram a cachoeira. “

Conforme o que outros visitantes do local relataram ao casal, a cena tem sido comum na região devido as festas clandestinas que são realizadas. Por contar com uma ampla área verde e ficar longe da área central, há dificuldade nas fiscalizações.

De acordo com registros da imprensa regional, na madrugada de domingo (16) uma festa com a participação de cerca de 500 pessoas ocorreu no local e foi um dos alvos da Operação Dispersão. Efetivos da Fiscalização da Secretaria do Urbanismo (SMU), da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e da Brigada Militar chegaram ao local da aglomeração após denúncia. Conforme a ocorrência, a maioria dos presentes não usava máscara. Havia aproximadamente 150 veículos no local.

Helena encerra o e-mail ressaltando a importância de falarmos do descumprimento das regras quanto à aglomeração, mas também sobre a irresponsabilidade social e ambiental destas pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here