Mau funcionamento intestinal

0
491

Também conhecida como prisão de ventre ou, no termo médico, constipação

Também conhecida como prisão de ventre ou, no termo médico, constipação, o mau funcionamento intestinal está relacionado a número reduzido de evacuações, fezes endurecidas ou de menor calibre e dificuldade na sua eliminação, exigindo grande esforço e podendo causar dor.

Na grande maioria das vezes é de causa benigna e tratável com ajustes na dieta e uso de medicações, entretanto quando não tratado é responsável por sintomas desconfortáveis como inchaço e dor abdominal, inapetência e até indisposição para atividades básicas como trabalhar ou estudar.

É mais prevalente em mulheres e idosos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, com doenças crônicas ou não.

As causas incluem o uso crônico de certos medicamentos, alterações na função da tireóide, diabetes de longa data, doenças neurológicas, falta de mobilidade física, cirurgias abdominais e alterações no próprio intestino como presença de divertículos, síndrome do intestino irritável e tumores. Quando o paciente não é portador de nenhuma dessas condições dizemos que a constipação é de causa funcional.

É muito importante fazer uma avaliação médica, que vai determinar a necessidade de exames complementares e então se há alguma doença causando a constipação para daí sim traçar uma estratégia de tratamento adequado. O uso crônico de laxantes ou chás laxativos como sene e cáscara sagrada por conta própria não é indicado, uma vez que estes medicamentos podem piorar a constipação a longo prazo.

O estilo de vida influencia muito no funcionamento do intestino. Consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e sementes, ingesta de água e prática de atividade física são medidas efetivas para o sem bom funcionamento. O uso de certos laxantes também é válido e permitido, quando bem indicados e sob orientação médica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here