Matrículas abertas para Programa UCS Sênior – Educação e Longevidade

0
224

Atividades são voltadas para pessoas com mais de 50 anos. Neste semestre, as aulas ocorrem no formato on-line, reunindo professores e alunos virtualmente

Estão abertas as matrículas para as atividades deste semestre no Programa UCS Sênior em São Marcos. O Programa da Universidade de Caxias do Sul oferece diferentes oportunidades de interação em grupo para pessoas a partir dos 50 anos, com foco em Educação e Longevidade. As inscrições ocorrem por agendamento a partir do telefone e WhatsApp (54) 99136.8107.

As aulas começam no dia 17 de agosto, mas o ingresso de novos alunos é possível, também, no decorrer do período letivo. Considerando a pandemia da Covid-19, em conformidade com os protocolos de saúde pública, o semestre se inicia na modalidade on-line síncrona, reunindo professores e alunos virtualmente.

A partir do Programa, o ensino se dá nas áreas do conhecimento Envelhecimento Ativo, Filosofia de Vida e Linguagens. São diversas as possibilidades oferecidas para a pessoa sênior aprender e ensinar, cuidar do corpo e da mente, fazer amizades e desenvolver-se integralmente.

Saiba mais no site ucs.br, na página do Programa.

Ofertas em São Marcos

Pilates (on-line)

Método de condicionamento físico através da utilização de itens domésticos como almofadas, cadeiras e cabos de vassoura. Promove o fortalecimento muscular, a flexibilidade e a correção postural, proporcionando melhorias nas atividades da vida diária.

Yoga (on-line)

Práticas individuais orientadas para o bem-estar, o autoconhecimento e a ampliação da consciência, a fim de melhorar condições de saúde, reduzir o estresse, promover o equilíbrio mental e emocional. Proporciona novas experiências para o desenvolvimento de sentimentos de amizade, carinho, aceitação e respeito.

Meditação Ativa (on-line)

Atividade de meditação por meio de técnicas de respiração com vistas ao equilíbrio, paz, bem-estar, melhora da autoestima e convivência em grupo, proporcionando autoconhecimento e estimulando a percepção de habilidades, dons e virtudes.

Memórias e Histórias (on-line)

Compreensão da memória e das histórias como fenômeno sociocultural. Serão contempladas memória social e perspectivas sobre o passado e histórias como significação do vivido, percebido e concebido pela pessoa sênior. Possibilita reconstruir a memória, partilhando fatos marcantes da história de vida e experiências, dando-lhes novos significados.

Coral Bella Età

Propõe o desenvolvimento de habilidades e competências musicais de canto, através de técnicas vocais, de ensaios e participações em eventos culturais, bem como do aprimoramento das capacidades musicais.

Cérebro Ativo

Atividade que possibilita a estimulação cognitiva por meio de atividades de atenção, concentração, memória, raciocínio e de funções executivas, além de proporcionar momentos lúdicos e criativos, refletindo em melhorias no bem-estar físico e emocional da pessoa sênior.

Saúde Emocional

Com foco na saúde emocional, são utilizadas técnicas que oportunizam melhoria na qualidade de vida e construção de novos significados para as experiências.

Dança de Salão

Através da dança, propõe o trabalho de corpo e mente, sob os ritmos bolero, samba, salsa e tango. O objetivo é proporcionar, pelo conhecimento dos ritmos das Danças de Salão, o alívio do stress, melhora da postura, da capacidade respiratória, mobilidade, orientação espacial e sociabilização.

* Algumas das atividades foram projetadas para seguir durante todo o semestre no formato on-line. Outras se iniciam de forma virtual, em função da pandemia, com possibilidade de retomada presencial ao longo do ano, de acordo com o cenário e as determinações do órgãos governamentais e de saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here