Apenas três municípios seguem com a bandeira intermediária em vigor

0
980
Foto: São Marcos Online

Apenas em Farroupilha, São Marcos e Carlos Barbosa ainda vigora, nos demais os decretos foram suspensos pela Justiça, ou voluntariamente pelos próprios prefeitos – como foi o caso de Garibaldi

Na última sexta-feira (31) prefeitos da Serra Gaúcha publicaram decretos instituindo o modelo intermediário do distanciamento controlado. O modelo intermediário prevê medidas mais brandas no controle da disseminação do novo Coronavírus, permitindo a abertura de empresas do setor de alojamento, alimentação, comércio, educação e serviços.

Na maioria das cidades, as novas determinações foram suspensas ainda na sexta-feira pelo Ministério Público, que ressaltou a ilegalidade das medidas por contrariarem o decreto estadual (que institui o modelo tradicional do Distanciamento Controlado). 

Na manhã desta segunda-feira (03) o decreto do modelo intermediário segue em vigor apenas nos municípios de Farroupilha, São Marcos e Carlos Barbosa. Em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Veranópolis, Nova Prata, Guaporé e Protásio Alves os decretos foram suspensos pela Justiça, ou voluntariamente pelos próprios prefeitos, como foi o caso de Garibaldi. 

De acordo com a Amesne, 27 municípios da região concordaram com o modelo intermediário, mas nem todos estabeleceram decretos municipais. Já que muitos municípios (apesar da região estar em bandeira vermelha) se enquadram no regramento 0-0 – ou seja, não tiveram registros de óbitos e nem hospitalizações nos últimos 14 dias. Com isso, eles estão permitidos de adotar os protocolos da bandeira laranja, não sendo necessária a adoção da bandeira intermediária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here