36º BPM celebra 14 anos nesta segunda-feira e homenageia 26 policiais

0
709

Militares que se destacaram na Serra Gaúcha serão condecorados

Nesta segunda-feira, 27 de julho, o 36º Batalhão da Brigada Militar (BPM) comemora 14 anos e prepara homenagens a 26 policiais que receberão medalhas de Honra ao Mérito.

Dos militares homenageados, 4 atuam em São Marcos e 22 trabalham outras áreas de abrangência do 36º BPM como Flores da Cunha, Farroupilha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Nova Pádua.

Conforme o comando do BPM, estava sendo preparada uma solenidade para entrega das medalhas, porém, devido a atual situação e procurando seguir os protocolos de bandeira vermelha, vigentes na região, o evento ainda não em data para ocorrer.

Confira quem será condecorado:

Medalha Coronel Octávio Frota, no Grau Reconhecido Mérito:

– Soldado Luis Fernando de Carvalho Martis, de Nova Roma do Sul.

Medalhas Estrela de Reconhecimento, no Grau Estrela de Bronze:

– Soldado Jeferson Mauricio Esponoza Carrets, de Farroupilha.
– Soldado Leandro de Morais Silveira, de Farroupilha.

Medalhas relativos ao Serviço Policial Militar na categoria Prata:

– Soldado Anselmo Borchartt, de Farroupilha.
– Soldado Cristiane Gugel, de Farroupilha.
– Soldado Davi Luiz Lermen, de Farroupilha.
– Soldado Marcelo Bastos de Oliveira, de São Marcos.

Medalhas relativos ao Serviço Policial Militar na categoria Bronze:

– 2º Sargento Carina Gonçalves de Aguiar, de Antônio Prado.
– 2º Sargento Paulo Coelho Borges, de Farroupilha.
– Soldado Alice Rodrigues Minuzzi, de Farroupilha.
– Soldado André da Silva Duarte, de Farroupilha.
– Solado cesar de Mattos Bordin, de Farroupilha.
– Soldado Cristiane Mathilde Willuwert Bassichetti, de Antônio Prado.
– Soldado Edvaldo mendes Flores, de Flores da Cunha.
– Soldado Elisandro da Silva Azevedo, de Farroupilha.
– Soldado Endrigo Becker Gomes, de Farroupilha.
– Soldado Everson Cristian Carmo da Silva, de Farroupilha.
– Soldado Giovani Brocco de Farroupilha.
– Soldado Leandro Morais Silveira, de Farroupilha.
– Soldado Lisiane Fonseca da Rosa, de Flores da Cunha.
– Soldado Lucineia Ramos Souto, de São Marcos.
– Soldado Maicon Willian Pozza, de Antônio Prado.
– Soldado Paulino Noé Zoe Zavagna, de São Marcos.
– Soldado Scheila Ramos, de Farroupilha.
– Soldado Simão Almeida de Avila, de Nova Pádua.
– Soldado Tiago Carvalho Lopes, de São Marcos.

Conheça a história do 36ºBPM

Nesta segunda, 27 de Julho, o 36º BPM completa 14 anos de sua instalação em Farroupilha. Mas seriam apenas 14 anos de Brigada Militar na cidade? Não! Lembramos que a Brigada Militar passou por reestruturações ao longo dos anos, sendo que no Início da década de 70, a Brigada Militar de Farroupilha tinha a denominação de Grupo Policial Militar, subordinando-se ao 10º BPM de Vacaria. O prédio localizava-se na Rua Julio de Castilhos 1426, na área central da cidade.

Em 9 de Setembro de 1974, com a criação do 12 BPM em Caxias do Sul, o Grupo foi elevado a condição de 3º Pelotão da 3º Cia de Bento Gonçalves, ocorrendo um acréscimo na previsão do efetivo, o que veio atender aos anseios da comunidade, em virtude do aumento demográfico da Cidade, a qual já exigia um Maior aparato Policial. Nesta Época, as atividades eram administradas no prédio situado na rua Independência, 1344.

Em Março de 1995, tivemos a chegada das primeiras Policiais Militares Femininas, e em 22 de Julho de 1998, Farroupilha passou a ser uma Companhia de Policiamento, ligada diretamente ao Comando Regional de Policia Ostensiva da Serra.

Pela Cidade de Farroupilha, desde a criação do 3º Pelotão, já passaram vários comandantes, a começar por 1974, com o Sgt Lemos, sendo que posteriormente sucederam-se o Ten Adão, Ten Jaidemir, Ten Álvaro, Ten Paulo Ricardo Fabrasil de Almeida, Ten Arnildo Dutra de Miranda, Ten Éderson Albuquerque Cunha, Sgt Valter de Fátima Martins Marques, Ten José Henrique Gomes Botelho, Ten Claudiomir Souza de OLiveira, Cap Paulo Ricardo Fabrasil de Almeida, Cap Paulo Ianke Marinho, Maj Paulo Carneiro Borba, Maj Manoelito Carlos Savaris, Maj Arnildo Dutra de Miranda, Maj Leonel da Silva Bueno (06/06/2006 a 26/12/2011), Haroldo Edison Knebel (27/12/2011 a 04/03/2015) , Major Luis Fernando Becker (10/03/2015 a 22/01/2017), Ten. Cel Cristine Rasbold (23/01/2017 a 21/05/2018), Major Juliano André Amaral (22/05/2018 a 30/01/2019) e Ten. Cel Lucio Henrique de Castilhos Alencastro no comando desde 31/01/2019.

Na data de 27 de Julho de 2006, conforme Decreto 44.372 de 30 de março de 2006, passou a ser chamado de 36º BPM – Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Ipê. No ano de 2020 o município de Ipê foi desvinculado do 36°BPM passando a pertencer ao 10º BPM – Vacaria. Atualmente o 36º BPM está sendo comandado pelo Ten. Cel Lucio Henrique de Castilhos Alencastro, Comandante, e o Major Juliano André Amaral, Sub-Comandante.

O 36º BPM tem em sua estrutura além da administração e Companhias de Policiamento, o PROERD, a Patrulha Maria da Penha, o Policiamento Comunitário, Força Tática, e Agência Local de Inteligência, onde em um trabalho integrado dos profissionais, apresentam resultados notáveis as comunidades, com alto índice de prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, estreitando laços e parceria com as comunidades, as quais confiam no trabalho do Batalhão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here