Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no sul do Brasil

0
1743

Após o ciclone Bomba atingir o Sul do Brasil, meteorologistas alertaram para a possibilidade de um outro fenômeno similar passar pela região nos próximos dias. A MetSul Meteorologia publicou uma nota no sábado (4) afirmando que estudos apontam a formação de um centro de baixa pressão e seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul no próximo dia 8.

O episódio também conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h. 

As maiores rajadas de ventos são esperadas na metade norte (especialmente nos municípios da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra), partes da região Sul e toda faixa litorânea e proximidades, podendo atingir valores próximos ou acima de 100 km/h, principalmente na madrugada e manhã da quarta-feira.

Em caso de fortes rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há tanto risco de queda de galhos quanto estes sobre os fios de energia elétrica e não fique próximo e/ou estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here