Bandeira Vermelha: prefeituras da região estão empenhadas em reverter situação

0
933

Documentos estão sendo enviados ao governo do Estado para contestar dados apresentados

As atualizações das classificações do modelo de Distanciamento Controlado foram divulgadas no fim da tarde desta sexta-feira (26/06) pelo Governo do Estado. A região de Caxias do Sul, que compreende 49 municípios, estava em bandeira laranja e voltou a ser classificada com bandeira vermelha, o que representa risco alto de contágio pelo novo Coronavírus.

O mapa é preliminar e as prefeituras poderão recorrer até as 8h deste domingo (28). A maior parte dos municípios que compõem a região de Caxias do Sul poderá seguir as regras da bandeira laranja, mesmo que a vermelha entre em vigor na terça-feira (30).

Caso vá para a bandeira vermelha, comércio e serviços não essenciais não poderão abrir por 15 dias. Além disso, outras atividades econômicas também sofrem restrições de operação. 

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda se manifestou a respeito da situação. afirmando que buscará a reversão da classificação da Serra Gaúcha para a bandeira vermelha que entrará em vigor na próxima semana, já que uma análise do Observatório Regional da Saúde aponta inconsistências nos dados apresentados pelo Governo do Estado para recalcular a classificação da região.

Cidades que podem usar regras da bandeira laranja: Alto Feliz, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Feliz, Gramado, Guabiju, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Vendelino, União da Serra, Vale Real, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Cidades que devem seguir as regras da bandeira vermelha: Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Esmeralda, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Nova Petrópolis, Nova Prata, Picada Café, São Marcos, Vacaria, Veranópolis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here