Corpus Christi: pandemia interrompe tradição dos tapetes coloridos

0
426

Celebração será marcada por benção do Santíssimo em veículos e missa online

Em razão da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, neste ano, as celebrações do Corpus Christi, serão um pouco diferentes na região. A tradicional confecção dos tapetes coloridos nas ruas centrais da cidade será interrompida este ano, conforme acordo firmado entre paróquia e prefeitura, em razão das regras de distanciamento social e da proibição das aglomerações. A programação estava programada para ocorrer de 11 a 14 de junho.

De acordo com comunicado enviado pela paróquia, as instituições adotaram a medida pensando em evitar aglomerações de fiéis e observando as orientações de prevenção e as normas já estabelecidas e divulgadas, por isso foi optado por realizar a missa solene às 9h direto da Igreja Matriz de São Marcos, com transmissão pelo Facebook da Paróquia e sem a presença de fiéis na igreja.

Após a missa, o Santíssimo Sacramento ficará exposto na frente da Igreja Matriz, onde os fiéis poderão passar de carro, receber a bênção e fazer o seu gesto de solidariedade doando um quilo de alimento que será revertido para entidades assistenciais do município. As doações serão recebidas em sistema de Drive Thru, não será necessário descer dos veículos.

O feriado de Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV em 1264 e a celebração em São Marcos é realizada desde 1985. A data é marcada por trabalho comunitário, com engajamento e colaboração da população, grupos e entidades são-marquenses, no ano passado a festividade contou com 48 tapetes que representaram símbolos da Eucaristia. Com mais de meio quilômetro de extensão e em torno de 1,3 mil m², eles são tradicionalmente confeccionados no entorno da Praça Dante Marcucci.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here