Procon: fiscalização é intensificada durante pandemia para evitar preços abusivos

0
814
Foto: Paola Paim Vedovelli/prefeitura

Em São Marcos o órgão de defesa do consumidor já notificou cerca de 50 estabelecimentos e nenhuma autuação foi registrada

Desde o início do período de isolamento diante à pandemia instalada pelo Covid-19, o Procon de São Marcos vem atuando na fiscalização dos estabelecimentos considerados essenciais neste momento.

Conforme Rochele Ascari, agente responsável pelo órgão de defesa do consumidor no município, todas as farmácias da cidade foram visitadas e pelo menos 40 estabelecimentos entre mercados, padarias, açougues e fruteiras também receberam a notificação do Procon orientando para que sejam praticados preços justos.

Conforme a agente do Procon local, em São Marcos não houve nenhuma autuação até o momento e , conforme ela, está sendo monitorada entrada e saída de medicamentos e de alguns alimentos.

“Monitoramos as entradas e saídas de álcool, mascaras e medicamentos como dipirona, paracetamol e própolis nas 5 farmácias da cidade. Também estamos atentos às denúncias e aos preços do leite e ovos nos mercados, por exemplo, e até o momento nenhuma autuação ou medida dura teve que ser tomada, o comerciante está praticando apenas o repasse vindo da fonte”, esclarece Rochele.

O Procon destaca ainda que elevar o preço de produtos sem justa causa é considerado uma prática abusiva e aqueles que forem contra o Código de Defesa do Consumidor (lei nº 8.078/1990) serão fiscalizados e punidos.

Denúncias podem ser realizadas pelo telefone: 3291-9961

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here