Em pleno Natal, Arroio Gravatá é “presenteado” com monte de lixo

0
3791
Registro feito por moradores mostra dois homens jogando caixa no rio

Moradores atingidos por enchente na região flagraram ato que configura crime ambiental

“Se continuarem jogando lixo no Gravatá, logo entope e transborda novamente. Nesta quarta-feira (25) flagramos esse pessoal descartando lixo em frente ao posto MC”, descreveu um morador da Rua Carlos Gomes ao SMO. A região fica no centro da cidade e já foi atingida por pelo menos duas grandes enchentes nos últimos anos.

“O pior é que parecem fazer isso naturalmente, sem se importar com os problemas que causam. E sabendo que três anos atrás, deu todo aquele problema com o Gravatá, por causa do descarte de lixo”, lamenta outro morador ouvido pela reportagem do São Marcos Online.

As imagens enviadas ao Portal de Notícias foram registradas por volta das 16h do dia 25 de dezembro e mostram que frequentemente o local é usado como depósito dos mais variados tipos de entulho.

O jornal repassou as informações ao Secretário de Meio Ambiente Fabiano Varela, que fala da pena estabelecida por prática de crime ambiental. Os moradores foram orientados a oficializar a denúncia através da ouvidoria, para que se possa identificar e punir os infratores.

“Descarte irregular de lixo é crime ambiental e dá cadeia”

“Deixado nas ruas de maneira incorreta, lixo causa danos ao meio ambiente e à saúde. O descarte irregular de lixo e entulhos é considerado crime ambiental que dá multa (que pode variar de R$ 3 a R$ 4 mil) e detenção para quem for pego em flagrante. Se for identificado que o infrator é pessoa física, ele responderá pelo próprio ato. Caso o infrator esteja a serviço de uma empresa, ela será notificada e responderá pelo crime”, informa o secretário.

Moradores que sabem os locais que costumam ser usados para essa prática ilegal podem colaborar fazendo denúncias pelo (54) 3291-9100, ou se dirigindo pessoalmente até a prefeitura. Registros de fotos e vídeos são válidos para o embasamento da denúncia. As denúncias também podem ser feitas através da ouvidoria, no site da prefeitura de São Marcos.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here