
O tráfico de pessoas é o terceiro ilícito mais rentável do mundo, perdendo apenas para o narcotráfico e o comércio ilegal de armas
Das 8h às 18h desta sexta-feira (2) a Brigada Militar desencadeou a Operação de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas. A ação visa coibir o recrutamento, transporte acolhimento de pessoas por meio de ameaças, uso da força, abuso, situação de vulnerabilidade entre outros para fim de exploração, sendo realizado ações preventivas e repressivas promovendo o bem-estar e segurança da comunidade.
Foram realizadas ações de fiscalização e orientação no centro e nos bairros, sendo que foram abordados 12 veículos e 20 pessoas, 01 veículo foi recolhido por estar com licenciamento vencido.
Coração Azul: Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
A Polícia Federal lançou na terça-feira, dia 30 de julho – Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a “Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, como parte da 6ª Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
O tráfico de pessoas é o terceiro ilícito mais rentável do mundo, perdendo apenas para o narcotráfico e o comércio ilegal de armas.
A campanha lançada no dia 30 – #coraçãoazul – visa encorajar a participação da sociedade para se solidarizar com as vítimas e conscientizar o impacto que esse crime tem no mundo. Ela também objetiva informar vítimas e parentes que, muitas vezes, não percebem que estão sendo envolvidos e seduzidos por um esquema criminoso e inescrupuloso.
Agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar, acolher, por meio de fraude, grave ameaça, violência, coação ou abuso com a finalidade de exploração sexual, remover órgãos, trabalho escravo, servidão, adoção ilegal é um crime grave que transforma pessoas em coisas, mercadoria. A pena varia de 4 a 8 anos de reclusão e multa.