Agosto deve começar com neve no Sul no Brasil

0
1380
Centro de São Marcos em agosto de 2013. Arquivo SMO

Uma grande e forte frente fria vai avançar sobre a América do Sul nos primeiros dias de agosto de 2019 trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito intensa. As simulações atmosféricas iniciais feitas no último fim de semana de julho já mostram que esta nova massa de ar frio tem potencial para derrubar a temperatura novamente por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste. Uma nova friagem deve ocorrer também em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Ainda há dúvida se esta nova massa de ar frio será mais intensa ou não do que a super onda de frio que passou pelo Brasil entre 5 e 10 de julho, mas as duas já têm uma coisa em comum: neve na Região Sul!

Onde pode nevar?

chance de voltar a nevar no Sul do Brasil é prevista para a sexta-feira, 2 de agosto,nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. A previsão inicial é de que a neve ocorra a qualquer hora deste dia. A região de Bom Jesus (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e também Lages (SC) estão entre as cidades com possibilidade de ver a neve cair no dia 2 de agosto.

Porém, não se pode descartar a chance de nevar também na madrugada e-ou manhã do sábado, 3 de agosto, por enquanto nas mesmas regiões citadas. 

Se a previsão se confirmar, será o segundo episódio de neve do inverno de 2019. O primeiro foi 

Neve em agosto

Nevar em agosto no Brasil não tão incomum, como muitos podem pensar. Há diversos casos de neve no Sul do Brasil documentados em agosto o mais recente foi em agosto de 2018. Agosto de 2016 também deu neve no Sul, mas a maior lembrança recente de neve em agosto é do inesquecível inverno de 2013, quando a neve caiu de forma generalizada sobre o Sul do Brasil e por três vezes neste mês. 

No inverno de 2013, nevou em muitas áreas dos três estados, inclusive na Grande Florianópolis e em Curitiba, onde a última neve havia sido em 1975.

Confira alguns fatos históricos do frio do inverno de 2013

Como será a onda de frio do início de agosto de 2019?

Diante da força desta desta nova massa de ar frio, projetada atualmente pelas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é natural que surjam muitos questionamentos sobre a intensidade do frio no Brasil e principalmente a comparação com super onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho. 

São muitas perguntas complexas que serão respondidas nos próximos dias, a medida que as projeções das diversas simulações atmosféricas forem se consolidando.

Por enquanto, o que os meteorologistas que fazem previsão do tempo podem afirmar com toda certeza é que o finalzinho de julho e os primeiros dias de agosto de 2019 serão recheados de fortes emoções meteorológicas, com dias trabalhosos e previsões difíceis

Fonte: Climatempo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here