Filós já tem datas definidas

0
1135
Foto: arquivo prefeitura

Eventos tipicamente italianos acontecerão nos dias 12 e 26 de julho, em Pedras Brancas e no Bairro Michelon, respectivamente

Tradição trazida para a Serra Gaúcha pelos imigrantes italianos por volta de 1875, o Filó consistia basicamente no encontro de pessoas (famílias) na casa de alguém. Nestes encontros o objetivo era rezar, dialogar, jogar, fazer trabalhos manuais, contar casos, cantar e era onde buscavam força para seguir adiante na jornada.

Ao chegar na Serra os imigrantes não encontraram a terra da fartura, tudo era difícil e até a comida era compartilhada, nas horas de descanso as famílias se reuniam, levavam comida e promoviam o filó. Uma grande confraternização e resgate da cultura.

Com o objetivo de manter viva a tradição e propagar a cultura, acontecem no mês de julho os filós no município. O primeiro será realizado no dia 12 de julho, no salão do Distrito de Pedras Brancas com show da Banda RC. O segundo filó acontece no dia 26 de julho no bairro Michelon com shows de Os Federais e Valdir Anzolin, ambos são na sexta-feira e iniciam partir das 20h.

Nos dois eventos haverá a tradicional mesa comunitária, sorteios de brindes e atrações locais, que ainda estão sendo definidos pela Prefeitura. Também haverá ônibus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here