São Marcos registra tentativas de golpe do falso sequestro

0
2004
Imagem ilustrativa

Um caso foi registrado da DP local e pelo menos cinco casos foram relatados por empresários. Saiba como identificar e evitar cair no golpe

Nos últimos dias, tentativas do golpe do falso sequestro foram relatados por empresários são-marquenses. O alerta partiu da CIC, que divulgou nota nesta sexta-feira (29), após 5 casos terem sido notificados à entidade durante a semana. Conforme o delegado local, Edinei Albarello, apenas um caso foi registrado junto à delegacia e está em investigação. Não há registros de que alguém tenha caído no golpe.

É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente os bandidos ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate.

É importante divulgar algumas recomendações para evitar esse tipo de crime, já que a extorsão costuma funcionar, levando pessoas de boa fé a entregar quantias em dinheiro. Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo.

Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha ‘Qual é o seu nome?’ e ‘Quem está falando? podem desmascarar o golpe. Além disso, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores, que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here