
Entidade apresentou futuras instalações que compreende sala destinada a eventos e oficinas multiculturais. Espaço tem cerca de 1 mil m² e terá capacidade para até 300 pessoas sentadas. Capsula do tempo será criada e aberta após 50 anos
O ambiente fica no quarto andar do novo prédio da CIC São Marcos, que foi construído na esquina da Avenida Venâncio Aires com a Rua da Vitória. O prédio foi adquirido pela Câmara de Indústria e Comércio, Serviços e Agropecuária em 2007 e deverá ser inaugurado até o final deste ano, conforme explica o presidente da entidade Dorival Perozzo.

Em 2010 a entidade deu início às obras que compreendem dois andares com garagens e acesso a um conjunto de lojas, com frente para a Rua da Vitória. No nível da avenida há espaço para uma grande loja, que assim como as salas serão usadas para locação. Ao lado ficará o acesso principal do prédio. O segundo andar poderá ser utilizado para um arquivo histórico e o terceiro andar será destinado para a própria CIC.
“Será a área administrativa da CIC, com sala de treinamento, sala de atendimento ao associado, diretoria, e espaço para reuniões para associados” informou o presidente da entidade.
“E no último andar o nosso grande sonho, um espaço cultural onde se possa promover e incentivar a cultura em nosso município” destaca Perozzo.
Conforme entrevista no vídeo abaixo, ele reforça que o espaço será destinado à comunidade, pensando no futuro e nas próximas gerações. A entidade irá buscar recursos através da do Ministério da Cultura para finalizar a sala cultural.
Na ocasião as estudantes Celina, isabela, Isadora e Cecília, que compõem o coro da Escola Estadual Orestes Manfro realizaram a primeira manifestação artística no ambiente, com apresentação de flautas e declamação de poesia gaúcha.
Capsula do tempo
“Estamos projetando a criação de uma capsula do tempo, pensamos num cilindro bem vedado, ficará exposto em uma cúpula de vidro temperado e exposto na entrada do prédio” revela Dorival.
Representantes dos diversos segmentos da sociedade serão convidados a escrever algo sobre a atualidade no município, que será revelado após 50 anos.
“A próxima geração vai abrir essa capsula do tempo e vai ouvir a opinião da geração anterior, que é a nossa geração” finalizou.
Neste momento a CIC finaliza a parte externa da obra, fachada e jardinagem. Com investimento total de aproximadamente R$ 10 milhões o prédio oferece 6.787 m² de área construída. Atualmente a CIC atende e opera na Rua Osvaldo Aranha, 636, no centro da cidade.