BM de São Marcos participa de encontro de instrutores do PROERD em Machadinho

0
963
Fotos: Jackson Cardoso - CRPO/Serra

Polícias gaúcha e catarinense compartilham experiencias em dois dias de evento. Em São Marcos, o programa escolar de combate as drogas, que chegou a ser interrompido por 4 anos, foi retomado e terá formatura em 1º de dezembro.

Cerca de 50 policiais militares estão no município de Machadinho, onde participam do encontro regional de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.

O evento que iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 24 e segue até quinta-feira 25 no Machadinho Thermas Resort e Spa, visa qualificar os policiais que atuam como instrutores na comunidade escolar no combate às drogas. O encontro também tem a participação de policiais de Santa Catarina, que trazem as experiências aplicadas no estado vizinho.

Participando do evento e representando São Marcos, a instrutora Jenifer da Silva Batista falou com o São Marcos Online através do WhatsApp. Conforme a soldado da BM local, além dela, cinco policiais de Farroupilha e dois de Flores da Cunha, que fazem parte do 36º BPM representam a Serra.

Jenifer, que em novembro completa dois anos de carreira na Brigada Militar, sendo que há um ano atua em São Marcos, se formou instrutora do PROERD em abril deste ano.

“Realizamos atividades, desenvolvemos conhecimentos e passamos por avaliações diante de turmas reais, juntamente com um mentor responsável por nossa formação” revela a soldado sobre a formação.

Em São Marcos, neste ano, as aulas iniciaram no segundo semestre, tendo duração de 10 encontros por turma e com data prevista para formatura em 1º  de dezembro. São atendidas nove escolas da rede pública (estadual e municipal) e rede privada totalizando 167 formandos com idades entre 5 e 7 anos.

O PROERD existe no município desde 2009, inicialmente na escola Demétrio Moreira da Luz, na época com o instrutor Everaldo Lopes e teve as ações suspensas em 2013 devido a falta de efetivo, quando o instrutor Aparício Bonato formou a última turma.

Foram 4 anos de suspensão do PROERD no município, retornando às atividades neste ano. No Rio Grande do Sul o programa completou 20 anos.

O São Marcos Online também ouviu o tenente Paulo Ricardo Mello, atual comandante da Brigada de São Marcos, que destacou a importância das ações preventivas na sociedade.

“O PROERD é um projeto da Brigada Militar, em parceria com a comunidade escolar, pais e professores, que atua na prevenção e combate as drogas orientando os jovens no ambiente escolar e em São Marcos, retomando as atividades,  nos sentimos muito felizes com a aceitação da comunidade” apontou o comandante.

“E fundamental para que a criança e o jovem não venham a se envolver com a droga que sabemos, destrói muitas famílias comprometendo o desenvolvimento social do cidadão” destacou Mello.

O comandante do CRPO/Serra, coronel Ricardo Fraga Cardoso e o comandante do 36º BPM também estão na região acompanhando o encontro do PROERD.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here