São Marcos é destaque do XX Sarau de Arte Gaúcha M’Bororé

0
2847
são-marquense Roberta Castilhos, conquistou título de Mais Prendada Prenda do XX Sarau de Arte Gaúcha M'Bororé

A são-marquense Roberta Castilhos, do CTG Porteira da Serra, esteve em Campo Bom neste fim de semana representando a entidade tradicionalista e o município no XX Sarau de Arte Gaúcha M’Bororé onde recebeu o título de Mais Prendada Prenda.

O evento iniciou na sexta-feira, 8 de junho, e durante o final de semana recebeu cerca de 100 grupos de danças, além dos participantes nas categorias individuais, como gaita, declamação e chula.

Neste ano o Sarau chegou a sua 20ª edição mantendo vivo o propósito de preservar e divulgar a arte gaúcha, incentivando participantes nas cinco categorias: pré-mirim (até 8 anos), mirim (até 13 anos), juvenil (até 17 anos), adulta (a partir dos 15 anos) e veterana (a partir dos 30 anos). Entre os inscritos estiveram presentes representantes de Pelotas, Porto Alegre, Uruguaiana, Caxias do Sul, Imbé, Santa Cruz do Sul, Gravataí, Passo Fundo, dentre outras cidades.

Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista, Roberta contou que ao conquistar o título de Mais Prendada Prenda do 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, recebeu o convite através de Renata da Silva, na época Primeira Prenda do RS e do CTG M’Bororé para participar do evento que aconteceu neste final de semana.

“Não hesitei em dizer que iria, enviei minha inscrição e consegui mais esse título inédito para São Marcos e para o Porteira de Serra”, comemora Roberta.

A são-marquense contou também sobre como é feita a escolha da Mais Prendada Prenda:

“O concurso de Mais Prendada Prenda, em específico, que foi a modalidade em que participei, iniciou com uma prova escrita que valia 50 pontos onde 45 eram de questões sobre geografia, história, tradição, tradicionalismo e folclore do RS, e 5 pontos da redação. Passado isso tivemos a avaliação oral, que era sorteada na hora entre os temas: a importância da mulher no Tradicionalismo e O Jovem e o Tradicionalismo, e a avaliação artística, onde tínhamos de declamar ou cantar e dançar uma música tradicional e uma de invernada. O resultado saiu logo após a apresentação de todas as candidatas das modalidades Mirim, Juvenil e Adulta.”

Além de Roberta Castilhos estiveram no evento Junior Bonella e Luiza Vanin Vieira, que conquistou o 3º lugar como Prenda Juvenil.

O Sarau, está inserido no contexto dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul e teve sua primeira edição no ano de 1993 além de ser ferramenta indispensável na disseminação das culturas rio-grandenses. Com objetivo de valorizar o trabalho de importantes CTGs do Estado do Rio Grande do Sul, promover o intercâmbio cultural e histórico entre grupos de todas as regiões do estado, incentivar o cultivo da cultura regional e do tradicionalismo e despertar e aprimorar talentos artísticos individuais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here