Após projeto aprovado, São Marcos tem prato e bebida típicos do município

0
1835
Imagem meramente ilustrativa

Os projetos voltados para a área gastronômica de São Marcos já foram sancionados pelo Prefeito Municipal Evandro Kuwer e são Leis Municipais. Tortelada e suco de uva são considerados prato e bebida típicos de São Marcos.

O vereador Fulvio Pessini (MDB) apresentou dois projetos de lei na Câmara de Vereadores que pretendem fomentar a economia do município. Após polêmica gerada na mídia em janeiro de 2017 sobre a criação do “Dia do Tortéi” no município, o vereador retomou o projeto e o remodelou, assim, propôs a instituição da “tortelada” como prato típico de São Marcos. O projeto anterior visava instituir o “Dia do Tortéi”, mas acabou sendo reprovado pelo órgão que assessora a Câmara, o Igam (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos), justificando que caberia apenas ao Poder Executivo a criação deste tipo de lei.

Segundo Fulvio, o tortéi é o prato mais servido em eventos do calendário oficial do município, estando em festas de bairros e capelas do interior. Ele destaca que, em outros municípios da região, como Flores da Cunha e Caxias do Sul, o Menarosto e o Galeto Al Primo Canto, respectivamente, são pratos típicos estabelecidos por Leis Municipais.

Na agricultura, São Marcos vem se destacando na produção e comercialização do suco de uva para o mercado nacional e internacional, ocupando um dos primeiros lugares no país, principalmente na produção do suco de uva orgânico. Os dados fizeram com que o vereador criasse um projeto de lei que tornasse o suco de uva bebida oficial do município.

Em 2017, foram produzidos, entre vinho comum, vinho vinífera e suco integral, mais de 35 milhões de litros, totalizando 7% de toda a produção do Rio Grande do Sul. Fulvio justifica que a decisão foi tomada justamente por essa representatividade que a bebida tem no município. “O suco de uva está cada vez mais se destacando nas vinícolas e a comercialização cresce a cada ano”.

Os projetos voltados para a área gastronômica de São Marcos, já foram sancionados pelo Prefeito Municipal Evandro Kuwer e são Leis Municipais. O suco de uva e o tortéi devem trazer retorno aos produtores, ao comércio local com o aumento de turistas e aos cofres públicos com a arrecadação de impostos.

Em 2019 acontecerá a Fenasuco e o vereador destaca que um é o complemento do outro. “As leis se complementam. Assim como o suco de uva é instituído como bebida típica, a tortelada será o prato típico. Então se um visitante passar pela FenaSuco, poderá adquirir o suco e também o tortéi oferecido pelas agroindústrias”, revela.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here