Estação de transbordo em São Marcos está superlotada mas coleta está mantida

0
1405
Fotos: Angelo Batecini

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Nelar alertam a população para redução de geração de resíduos. Conforme empresa que realiza coleta de lixo no município, o serviço está mantido até segunda ordem.

Hoje, cerca de 180 toneladas de resíduos estão estocados na estação de transbordo de São Marcos. Dois caminhões caçamba estão carregados somando 85 toneladas de lixo orgânico, outras 55 toneladas de orgânico e 40 de seletivo estão armazenado nos galpões localizados em São Roque, no antigo aterro da cidade devido à paralisação dos transportes em todo Brasil.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Nelar, que realiza a coleta de resíduos na cidade, alertam sobre como proceder neste momento de crise no setor.

O Secretário Fabiano Varela destaca que não há mais aterro sanitário em São Marcos desde 2014, quando foi inaugurada estação de transbordo, onde os resíduos são separados sendo o orgânico transportado para Minas do Leão e o seletivo doado para cooperativas de reciclagem após triagem.

A Nelar informa que a coleta de lixo em São Marcos segue normalmente esta semana, exceto feriado de Corpus Christi. Qualquer alteração será previamente divulgada pela empresa e pela Prefeitura.

Em média de 20 toneladas por dia em todo município e mediante a situação a orientação é para a população tente reduzir ao máximo a geração de resíduos, e no caso dos orgânicos podem ser feitas composteiras ou quem possuir uma horta ser utilizado como adubo.

Resíduos que não estejam atrapalhando e que não ofereçam perigo à saúde pública devem ser mantidos em casa, priorizando os resíduos degradáveis como papel higiênico, fraudas e absorventes.

As informações foram publicadas pela assessoria de imprensa da prefeitura de São Marcos há poucos minutos, alertando a população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here