Campanha de vacinação contra a Gripe inicia hoje

0
988
Foto: Divulgação PMSM
Campanha segue até 1º de junho, confira datas e horários de funcionamento dos postos de saúde e quem são os grupos prioritários que tem direito a receber a dose que protege contra três tipos de vírus da gripe.

A partir desta segunda-feira (23) todas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres que ganharam bebê há até 45 dias), idosos (pessoas com 60 anos ou mais), profissionais de saúde dos serviços públicos e/ou privados, professores de escolas públicas e/ou privadas, indígenas e portadores de doenças crônicas mediante apresentação de prescrição médica, podem receber imunização contra a Influenza.

O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será no próximo dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional. No dia, os 65 mil postos de vacinação do país estarão em funcionamento. A meta, é distribuir 100% das doses para todo o público-alvo e, se eventualmente houver uma sobra de vacina, as demais pessoas serão imunizadas.

A vacina trivalente, que é a disponível na campanha pelo SUS, demora de 10 a 14 dias para fazer efeito. A dose é somente uma das estratégias de prevenção contra o vírus influenza. É importante que as pessoas adotem outras medidas, como cobrir a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, evitar sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe e manter distância de locais com aglomerações de pessoas.

A Vigilância Epidemiológica lembra que as pessoas precisam levar carteira de identidade, de vacinação e algum comprovante (no caso de doentes crônicos, professores e profissionais da saúde, por exemplo).

Horários de atendimento nas unidades de saúde:

Centro de Saúde Nossa Senhora de Lourdes:
Segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h sendo que nas quintas-feiras a vacinação se estende até às 19h.

ESF Nicoletti e ESF São José:
De segunda- feira à sexta- feira das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h sendo que nas terças-feiras a vacinação ocorre até às 19:30h.

ESF Êneo Doncatto:
De segunda-feira à sexta-feira das 7:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h sendo que nas quartas- feiras a vacinação ocorre até às 19:30h.

Posto de Saúde de Pedras Brancas:
Segunda-feira à sexta-feira das 7:45h às 11:45h e 12:45 às 14:45h.

Para os pacientes impossibilitados de se locomover, a vacina da gripe poderá agendada no posto de saúde do bairro que a pessoa reside ou por meio da agente comunitária de saúde.

A vacinação no grupo de idosos ocorrerá no dia 23/4 às 14h.

Qualquer dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Lembre-se, a vacina é uma das formas mais eficazes de nos protegermos da gripe nesse inverno.

Informações:
Vigilância Epidemiológica de São Marcos
(54) 3291-6428

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here