A importância da rotina na Educação Infantil

0
2128
Foto: Ilustração

A rotina na educação infantil é de fundamental importância para as crianças sentirem-se seguras e estáveis no ambiente escolar que, na maioria das vezes, é onde passam a maior parte do dia.

Cabe aos professores, coordenação e direção organizarem e adequarem a rotina às necessidades e objetivos para cada faixa etária, levando em conta a alimentação, sono, higiene e atividades pedagógicas em meio às brincadeiras.

Com a rotina escolar diária, percebe-se o avanço no desenvolvimento da autonomia das crianças que realizando sequencialmente as atividades dia a dia desenvolve e entende com mais facilidade as suas atividades diárias.

Desta forma, faz – se necessário que seja estabelecida uma rotina em casa para estas crianças, proporcionando também organização fora do ambiente escolar. É através da rotina que as estruturas psíquicas e físicas da criança vão se desenvolvendo, pois é através dela que a criança antecipa os fatos que irão acontecer e adequa seu comportamento a estes.

A rotina pode ser estruturada com horários de despertar, mamadeira, atividades cognitivas e motoras, solário, dentre outros. No entanto, as regras são fundamentais para que as mesmas se tornem compreensíveis e referência para as crianças, direcionando, equilibrando e organizando suas vidas desde a infância.

Com o passar do tempo às crianças vão se adequando a rotina, desenvolvendo suas capacidades de compreensão e autonomia. Isso resultará, mais tarde, na formação de sujeitos críticos, confiantes e responsáveis em seus afazeres da vida adulta.

É através da rotina que as crianças vão compreendendo que a convivência pode ser algo agradável e tranquilo. A partir da interação com a família e no contexto escolar, as mesmas passam a sentir – se mais seguras e confiantes para realizarem o que lhes é solicitado, além de estabelecerem vínculos afetivos e estáveis para com os demais.

Além da importância da rotina, tanto na escola bem como em casa, a criança cria novos vínculos afetivos, se socializa, amplia suas habilidades, cria novos hábitos, atitudes e conforme o tempo vai passando a criança cresce e se desenvolve através de suas relações, tendo como base um ambiente saudável e acolhedor.

Portanto, a rotina é primordial na Educação Infantil, pois ela promove além das atividades dirigidas, momentos de brincadeira, segurança e autonomia dos nossos pequenos.

Artigo escrito pelas professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

Geane Lúcia Quinot
Mariéli Silva Miranda
Sabrina Fredrez

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here