Você sabe qual a definição de turismo?

0
397

Colunista deste jornal entre 2015 e 2016 trouxe para o conhecimento da população o turismo de forma simplificada. Hoje, ao retomar essa coluna de turismo é importante que você, leitor, tenha consciência da atividade turística existente e de seu conceito.

TURISMO

Para início dos conhecimentos é preciso estabelecer a relação com o turismo, entendendo-o. Historicamente o turismo é apresentado como um produto, um serviço, uma indústria, um fenômeno, uma experiência ou um bem. É de grande importância destacar que o turismo surgiu por meio da motivação das pessoas em movimentar-se, ocupar o tempo livre e viajar. Essa atividade que se estabelece pelo movimento de visitantes e as relações de se formam na viagem com a comunidade local, apresenta como papel fundamental do turismo, o desenvolvimento da localidade.

O turismo é os equipamentos: hotéis, restaurantes, agências de viagens, operadoras, transporte, guias, tradutores. Turismo são as organizações privadas e públicas, as governanças regionais. Turismo é preservação, é marketing e os produtos turísticos. É a demanda, infraestrutura, atrativos, segmentação, capacidade de carga. Turismo é o bem receber, é hospitalidade, acolhimento.

Considero o turismo como fenômeno contemporâneo, interdisciplinar. Muitos autores reforçam o turismo como uma necessidade humana, um direito. Muitos apontam ainda como um fenômeno cultural, social, econômico e ambiental. Turismo é um processo humano, antes de ser um processo econômico.

Cabe ressaltar que o turismo em seu aspecto local está inserido em nosso município através de seus equipamentos, serviços, atrativos e esfera governamental. Contudo, posso salientar que o turismo somente é notado

em São Marcos em tempos de eventos (fluxo de visitantes) não sendo uma atividade desenvolvida constantemente, havendo assim, grandes períodos de sazonalidade.

Portanto, uma cidade só será boa para o turista se ela for boa para seus moradores, para isso a população precisa ser ouvida, pois, esse desenvolvimento deve ser de interesse da comunidade. Reflita!

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui