Segunda-feira começa gelada, mas temperaturas aumentam durante a tarde

0
563
Foto: São Marcos Online

Mínimas negativas foram registradas pela manhã nos pontos mais altos do Estado, mas máximas chegam aos 24°C no decorrer do dia.

Massa de ar seco e frio define as condições do tempo nesta segunda-feira. O sol brilha em todo o Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro. Ao amanhecer, algumas áreas tiveram nevoeiro e neblina, mas que rapidamente se dissiparam. A madrugada e o começo da manhã foram gélidos com temperatura perto de 0ºC ou negativa em grande parte do Estado.

Houve geada em todas as regiões, inclusive em alguns bairros de Porto Alegre e em pontos do Litoral Norte junto à Serra. A tarde será agradável com máximas até 5ºC mais altas que as de domingo pelo enfraquecimento da massa de ar frio no decorrer do dia.

As mínimas rondam -5°C em São José dos Ausentes e -1°C em Santa Rosa. As máximas, por sua vez, podem atingir 22°C em Cruz Alta e 24°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 3°C e 21°C.

Dezenas de municípios tiveram mínimas negativas no domingo. Apenas cidades que contam com estações meteorológicas foram quase 30. Em muitas da Metade Norte, foi a madrugada mais fria ou a segunda mais fria do ano.

Os -4,5°C em Soledade igualam com a terceira menor mínima no Estado no ano, de -4,5°C em São José dos Ausentes em 24/5. Bom Jesus, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, teve mínima de -2,8ºC. Para se ter ideia da força do frio, mínimas menores, em agosto neste século (2001-2017), só em 14/08/2014 com -4,2ºC e 4/8/2010 com -3,0ºC. Porto Alegre anotou 3°C na zona Leste.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui