Programa UCS Sênior tem matrículas abertas

0
623
Foto: Claudia Velho

Iniciativa reúne atividades com enfoque em Educação e Longevidade para pessoas acima dos 50 anos em Caxias do Sul, São Marcos, Farroupilha, Canela, São Sebastião do Caí, Vacaria e Bento Gonçalves

Está aberto o período de matrículas para o Programa UCS Sênior, da Universidade de Caxias do Sul: para se inscrever, os novos alunos do Campus-Sede devem dirigir-se à Central de Atendimento, na Galeria Universitária, até 8 de março de 2019, das 8h às 18h. As atividades do Programa também ocorrem nas cidades de São Marcos, Farroupilha, Canela, São Sebastião do Caí, Vacaria e Bento Gonçalves (esta, novidade para o próximo semestre), sendo que as matrículas ocorrem na secretaria de cada Unidade Universitária, no turno da tarde.

Criado em 1991, o Programa da Universidade de Caxias do Sul promove interação em grupo para pessoas a partir dos 50 anos na realização de atividades que têm como enfoque principal a Educação e a Longevidade. As ações integram os âmbitos da extensão, do ensino e da pesquisa, e reúnem cerca de 1.300 alunos, compondo a maior iniciativa de atendimento ao idoso de seu gênero em todo o país, considerando estrutura física e competências pedagógicas, conforme explica o coordenador do Programa, professor Delcio Antonio Agliardi.

Atividades

No UCS Sênior, o ensino se dá em três áreas do conhecimento, e é possível optar pelas atividades conforme interesses, aptidões e objetivos. As ações articulam diferentes saberes, e complementam-se pela realização de eventos, serviços e projetos de ensino e aprendizagem. São diversas as possibilidades oferecidas para que a pessoa sênior possa aprender e ensinar, cuidar do corpo e da mente, fazer amizades e desenvolver-se integralmente.

Caxias do Sul:

– Envelhecimento Ativo: Agroecologia; Cérebro Ativo (novidade); Corpo e Mente em Movimento; Disciplinas dos Cursos de Graduação; Educação Nutricional; Estilo não tem Idade (novidade); Memória, Criatividade e Saúde (novidade); Ginástica Funcional; Ginástica Recreativa; Hidroginástica; Jardim e Horta Orgânica; Musculação; Natação; Pilates; e Yoga.

– Filosofia de Vida: Coisas da Vida; Envelhecimento e Cultura; Espiritualidade no Cotidiano; Espiritualidade: um Olhar Diferente; Meditação Ativa; Reinventando a vida; e Voluntariado Amigo.

– Linguagens: Artes Cênicas e Criatividade; Ateliê de Dança e Arte (novidade); Dança e Expressão Corporal; Grandes Escritoras: Percursos Feministas (novidade); Licença Poética; Línguas Estrangeiras; Atualização em Tecnologias; Computador e Tecnologias; Coral Vívere; Ferramentas Digitais Avançadas; Smartphone e Tecnologias Digitais; e Passeio Cultural.

Bento Gonçalves:

A atuação no município é novidade para o próximo semestre, quando passa a ser oferecido Yoga; Aprendizagem Digital; Entrelinhas: Contos e Encantos; Música e Canto Popular; e Dança, Saúde e Movimento.

São Marcos:

Cérebro Ativo; Canto e Música Popular; Tecnologias Digitais; Corpo e Movimento; Plantas Medicinais; Saúde Emocional; e Reinventando a Vida.

Farroupilha:

Tecnologias Digitais; Dança e Expressão Corporal; e Grupo de Leitura.

Canela:

Memória Afiada; Laboratório de Escrita Criativa; Dança como Exercício Mental e Corporal; Tecnologias Digitais; Bordado com Literatura; Fotografia Digital; Moda e Estilo; e Jardim e Horta Orgânica.

São Sebastião do Caí:

Jardim e Horta Orgânica; Moda e Estilo; Memória, Criatividade e Saúde; Smartphone e Tecnologias Digitais; Escrever é Recordar; e Corpo e Mente em Movimento.

Vacaria:

Ginástica Sênior: Corpo e Mente em Movimento; e Novas Tecnologias.

Para saber mais, é possível contatar o UCS Sênior pelo telefone (54) 3218.2355, ou na secretaria de cada Unidade Universitária.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui