Produtores de São Marcos se destacam na Festa da Uva 2019

0
1907
Dirceu recebeu o prêmio e posou para fotos ao lado das soberanas e do prefeito de Caxias Daniel Guerra. Foto: Leandro Araújo

Uvas Mascarello foram consideradas de alto padrão e conquistaram o primeiro lugar na categoria orgânica com a variedade Niágara Rosada. Vencedores ganharam viagem para Argentina. Família Suliani também expõe durante a Festa deste ano. Confira na reportagem

A tradicional Exposição de Uvas que encanta os visitantes na Festa Nacional da Uva conheceu seus destaques nesta quarta-feira (27) em um jantar no Restaurante Tulipa, no Parque de Eventos. Os premiados ganharam uma viagem para a região vitivinícola de Mendoza, na Argentina, além de troféus e certificados.

São Marcos está sendo representada pelas famílias Suliani e Mascarello, que estão expondo suas uvas na categoria orgânicas com a variedade niágara rosada. As famílias de produtores tem parreirais cobertos na Linha Santana e vendem para todo o Brasil.

Dirceu e Rosa Mascarello e Vanderlei e Carla Suliani representam São Marcos na Festa Nacional da Uva. Fotos: arquivo pessoal

O casal Carla Dal Prá Suliani e Vanderlei Suliani, da Suliani Hortifruti, participaram pela segunda vez da mostra. Neste ano, incentivaram os vizinhos a participar, e para surpresa e alegria dos produtores a família Mascarello conquistou o primeiro lugar. Dirceu e Rosa Mascarello e os Suliani participaram do jantar de premiação na última noite.

“Foi uma grande surpresa, pela primeira vez que participamos receber um prêmio é uma coisa muito boa” revelou Dirceu, de 57 anos, em entrevista ao São Marcos Online. O agricultor conta que possui 2 hectares de parreirais cobertos e produz cerca de 50 toneladas da fruta por ano, vendendo para todo Brasil, com foco na região centro-oeste.

As frutas tem seus espaços no pavilhão Nostra Itália e foram julgadas antes da abertura do evento. Elas estão dispostas em estruturas de madeira rústica, sem fechamento de vidro, resgatando o conceito de antigas festas e aproximando o visitante da grande estrela da festa. A avaliação foi realizada por sete jurados do segmento vitivinícola.

Qualidade da uva são-marquense garantiu primeiro lugar na mostra

Neste ano, 279 produtores rurais se inscreveram no certame. Eles concorreram em 15 categorias, divididas entre variedades isoladas, conjunto de variedades e mostra de uva orgânica ou/em transição para orgânica. Entre os critérios avaliados estão padrão varietal e comercial que a variedade se destina, sanidade, efeito visual e uniformidade de maturação, entre outros.

As uvas seguem expostas durante a Festa da Uva 2019, entre 22 de fevereiro e 10 de março.

Categorias Avaliadas

Variedades Isoladas: Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada Cultivo Não Protegido, Niágara Rosada Cultivo Protegido, Lorena, Moscato Embrapa, Moscato Branco, Cabernet Sauvignon, Merlot, Itália, Rubi e Ribol.

Conjunto de Variedades: mínimo de seis variedades de uvas Americanas, Híbridas e Viníferas.

Mostra de Uva Orgânica: o produtor teve que apresentar certificação de produção orgânica e/ou comprovação em caso da fruta estar em processo de transição.

As uvas da família Suliani também chamam a atenção dos visitantes, além da qualidade, um cacho metade branca e metade rosada se destaca na exposição

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui