Outubro Rosa: confira ações de orientação, prevenção e combate ao Câncer de Mama

0
1147
Autoridades e organizadoras durante jantar de lançamento da programação | Foto: Studio Imagem

Atividades são promovidas por entidades públicas e privadas e serão desenvolvidas ao longo do mês de outubro com o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da doença.

Com a chegada do mês de outubro, várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem no cenário local, nacional e internacional. São ações realizadas tanto por meios privados como públicos, e podem vir de pequenos grupos, instituições, organizações, associações e órgãos. Esse movimento ficou conhecido como Outubro Rosa e tem por objetivo o reforço da campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque e a prevenção da doença.

Em São Marcos, ações envolvem oficinas, testes rápidos, aula de hidroginástica e como ponto alto da programação, será realizada a 3ª edição do Desfile Solidário do Rotary. A programação foi lançada oficialmente no dia 1º de outubro e segue durante todo o mês, no próximo dia 13 serão disponibilizados testes rápidos e gratuitos durante o almoço das esposas de motoristas, realizado no salão do bairro Francisco Doncatto.

No dia 17 haverá a Oficina “Ame-se, cuide-se” com foco em comportamento saudável e prevenção de doenças. O evento será realizado no Auditório Joaquim Grison a partir das 19h30.

Já no dia 21, será realizado um aulão de hidroginástica na Associação dos Motoristas, o evento é aberto ao público e inicia às 10h, o ingresso é 1kg de alimento não perecível. Neste mesmo dia, a partir das 15h acontecerá a 3ª edição do Desfile Solidário do Rotary, o evento tem o patrocínio das lojas Brutus&Brotos, La Grison, Essencial Intimità, Caramello e Exult. Os ingressos custam R$ 20 e incluem chá e lanche. Durante o evento serão sorteados cinco vales de R$ 200 cada, das lojas participantes.

A programação segue no dia 27 com o “Dia D” nos postos de saúde e a realização de exames citopatológicos. As atividades encerram no dia 30 com a oficina “De bem com a Vida”, promovida por psicóloga e professor de teatro e interações com o público. O evento inicia às 19h30 no Auditório Joaquim Grison.

Além de todas as ações promovidas na área central, durante todo o mês uma equipe estará nas comunidades do interior com atividades de prevenção, orientação e exames preventivos. Confira cronograma abaixo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil. Estudo do Instituto Nacional do Câncer revela que 59 mil novos casos devem ser registrados em 2018.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e as chances de aparecer aumentam a partir de 45 anos até mais ou menos 70 anos. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade. É o câncer que mais acomete e mata mulheres. No Brasil, a previsão de 2018, é de mais ou menos 60 mil mulheres diagnosticadas com a doença.

Dicas de prevenção

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INC), estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui