Outono começa com queda das temperaturas e chuva acima da média no Rio Grande do Sul

0
396
Estação acentua belezas naturais em São Marcos. Foto: Gustavo Scain Zardo - Linha Tuiuti

O outono chega ao Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (20) derrubando as temperaturas no estado. A nova estação começa às 18h58.

Segundo a Somar Meteorologia, o ápice do frio será na quinta-feira (21), quando algumas cidades da Serra e da Região Sul podem ter mínima abaixo dos 10°C.

“Esse frio vai ser mais espaçado. Vai ter essa onda de frio, depois, a próxima vai ser só em maio. Depois, só em junho”, prevê o meteorologista da Somar Fábio Luengo.

Outone deve ter chuva acima da média, segundo a Somar — Foto: Joel Vargas/PMPA
Outono deve ter chuva acima da média, segundo a Somar — Foto: Joel Vargas/PMPA

Outro destaque da estação será a chuva acima da média em boa parte do estado, principalmente nos primeiros dias. “A tendência é que o começo do outono seja mais chuvoso e, à medida que for se aproximando do inverno, essa chuva vai diminuindo aos poucos”, explica o meteorologista.

Em 2018, o comportamento do tempo com a chegada da nova estação foi o oposto por conta do fenômeno “La Niña”: o estado registrou chuva abaixo da média.

Como foi o verão

Conforme a Somar, o verão termina com chuva acima da média na Região Sul do estado. No Oeste, choveu três vezes mais do que o normal para o período. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte, a chuva ficou dentro do normal para a estação.

As temperaturas ficaram bastante acima da média nos vales do Taquari e do Sinos e no Nordeste do estado, por conta da influência da atmosfera mais aquecida provocada pelo “El Niño” no Oceano Pacífico.

Nessas áreas, as temperaturas ficaram mais elevadas do que no verão passado.

Fonte: G1/RS

Início do Outono (Equinócio de Outono)

mensagem para celebrar chegada do outono

Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2019 exatamente às 21h58.

O outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

Características do outono

Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Equinócio de outono

equinócio de outono acontece em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.

O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno.

O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno.

Saiba quando começam e terminam todas as estações:

Fonte: www.calendarr.com

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui