O que faz o médico gastroenterologista?

0
482

A gastroenterologia é uma especialidade médica que trata uma variedade bastante ampla de doenças. O trato digestivo inicia na boca e termina no ânus, passando pelo esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestinos delgado e grosso (ou cólon). Sendo assim toda gama de patologias que afeta esses órgãos é trata por este profissional.

O médico gastroenterologista passa por uma formação mínima de 10 anos, sendo os 6 primeiros anos na faculdade de medicina e quatro anos de residência médica, sendo dois em clínica médica e mais dois em gastroenterologia. Sua atividade profissional compreende o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças de todo trato digestivo como mencionado acima.

Alguns exemplos dessas doenças compreendem doença do refluxo gastroesofágico, dispepsias, úlcera péptica, pancreatite crônica, diarréia, constipação (intestino preso), doenças do fígado em geral (hepatites, fígado gorduroso, cirrose, etc), doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável.

Outra atividade que este profissional está habilitado a exercer são os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Tais procedimentos são úteis para o diagnóstico e também tratamento de muitas doenças, através da visualização direta e remoção ou biópsia de lesões, como pólipos ou tumores. Eles exigem preparo adequado e são realizados em ambiente hospitalar na maioria das vezes. A indicação desses exames é individualizada e deve ser sempre avaliada pelo médico.

Se você apresenta sintomas relacionados ao aparelho digestivo ainda sem investigação, ou já tem diagnóstico de alguma dessas doenças porém sem acompanhamento adequado, procure um médico gastroenterologista. Sua saúde agradece!

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui