General Geraldo Miotto foi homenageado em São Marcos

0
1321
Fotos: Raiane Martininghi / Assessoria CMSM

O general de Exército Geraldo Antônio Miotto, que deixou o Comando Militar da Amazônia no mês de março, assumindo no dia 26 de abril, o Comando Militar do Sul, recebeu placa do Legislativo Municipal.

Nascido em 20 de março de 1955, em São Marcos, Miotto entrou no Exército em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). O militar foi declarado aspirante a oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1978, sendo classificado no 3º Esquadrão do 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, em Passo Fundo (RS).

Miotto concluiu o curso básico paraquedista, no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, de Operações na Selva, categoria “A”, no Centro de Instrução de Guerra na Selva, e de Oficial de Comunicações, na Escola de Comunicações. Ele realizou ainda o estágio de operações de inteligência na Escola Nacional de Informações e o curso de Inteligência no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos em Brasília. O militar realizou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Cavalaria e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro. O general participou também dos cursos do Estado-Maior na Escuela Superior de Guerra, na Argentina, e de Altos Estudos de Política e Estratégia, integrando a turma “Vontade Nacional”, da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Miotto exerceu os cargos de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da presidência da República e de vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal, ambos em Brasília. Foi condecorado com a medalha Marechal Hermes de bronze com uma coroa, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de bronze e a Medalha “Al Merito a la Confraternidad Militar” do Exército Argentino.

Em 31 de março de 2016, o general de Exército Geraldo foi promovido a Comandante Militar da Amazônia, já em 26 de abril deste ano, foi nomeado Comandante Militar do Sul.

Pelo feito, o general são-marquense recebeu uma placa em sua homenagem, em ato solene realizado na Câmara Municipal de Vereadores na noite desta segunda-feira (17).

Em seu pronunciamento, na presença de familiares e autoridades, Miotto destacou a importância do Exército Brasileiro e exaltou ex-combatentes locais.

 

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui