Fortes chuvas e temporais retornam ao Estado

0
1066
Em algumas localidades as trovoadas foram muito fortes. A foto é de Sandro Müller em Canoas. 

Frente quente recuou instabilidade intensa para o Uruguai e Argentina, o que permite sol entre nuvens com calor e abafamento na maioria das regiões gaúchas hoje. A frente, contudo, voltará a avançar hoje pelo Estado como um sistema frio que trará chuva forte e temporais.

Essa frente agora ao Sul do território gaúcho trouxe granizo de grande tamanho para Salto no Uruguai e Concórdia na Argentina. A tempestade veio ainda com vento forte causando estragos no Norte gaúcho. Em Carazinho e Não-Me-Toque houve falta de luz e os Bombeiros registram destelhamentos e queda de árvores. Destelhamentos, colapsos de estruturas e queda de árvores também são registrados nesta noite em Caxias do Sul. Bombeiros de São Francisco de Paula e municípios vizinhos atendem ocorrências de destelhamentos e de queda de árvores e postes na cidade. Há relatos de moradias destruídas pelo vento na localidade. O vento levou transtornos também em Gramado.

A MetSul adverte que a instabilidade deve aumentar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com chuva forte e temporais. O dia já começa com chuva e raios em várias regiões provocados por frente quente.

‪Às 21h deste domingo imagens de satélite e radar mostravam fortes áreas de instabilidade eclodindo em diversos pontos do interior gaúcho. No decorrer da segunda, sobretudo da tarde pra noite, uma frente fria avançará a partir do Oeste para as demais regiões com chuva, raios e temporais.

Os dois sistemas, inicialmente a frente quente e depois a frente fria, trarão chuva localmente forte a intensa e possíveis temporais. Em alguns locais, os acumulados de chuva podem ser elevados com alagamentos.

Adverte-se para o alto risco de granizo em pontos isolados. Vendavais não são descartados, especialmente na Metade Norte. Do Centro pro Norte gaúcho antes da frente fria haverá vento Norte com rajadas fortes e ainda aberturas de sol entre as nuvens que trarão calor e desconfortável abafamento.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui