Festejos Farroupilhas acontecem de 15 a 20 de setembro em São Marcos

0
1291

Programação está toda definida e as atividades irão se concentrar no Parque de Eventos Albino Ruaro. Chegada da Chama Crioula está prevista para as 10h30 do próximo sábado.

Após atividades da Semana da Pátria, a comunidade são-marquense se prepara para celebrar a Semana Farroupilha, que homenageia os líderes e participantes da Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, sendo a mais longa revolução do Brasil, durando quase 10 anos.

Na atualidade, no mês de setembro os gaúchos vão para as ruas e parques comemorar as conquistas de liberdade, igualdade e humanidade, que pregava a revolução. Acampamentos, shows, atividades artísticas e campeiras são realizados a fim de exaltar e promover as tradições do povo rio-grandense.

Em São Marcos a chegada da Chama Crioula, ato que marca ao início das atividades na cidade, está prevista para as 10h30 do próximo sábado, dia 15. A programação se estende até o dia 20, concentrada no Parque Municipal de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro, com provas campeiras e a disputa do Campeonato Municipal de Laço. Confira abaixo a programação completa.

A Semana Farroupilha em São Marcos é organizada em parceria entre prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo e entidades locais. Conforme o coordenador geral do evento este ano, e patrão do Piquete de Laçadores Tio Carlo, Remi Zen, as 14 entidades tradicionalistas atuantes em São Marcos, entre CTG’s e Piquetes, se dividiram na organização, sendo que sete estão responsáveis pelos festejos deste ano e outras sete de organizarem a próxima edição, ano que vem.

“Dividimos as tarefas entre todas as entidades e esperamos que esta edição seja ainda maior que a anterior, teremos algumas novidades nas atrações, em relação ao ano passado, sempre pensando em agregar mais valor e atrair maior público, preservando sempre as tradições gaúchas” disse Remi Zen em entrevista ao São Marcos Online esta manhã.

O coordenador destaca a competição de ginetes, que pela primeira vez é realizada nos Festejos Farroupilhas em São Marcos, além da inclusão do gênero feminino no futebol de bombacha e realização de um gaitaço, que promete reunir gaiteiros de toda região.

A programação conta ainda com cavalgada, provas campeiras e missa crioula. Clique na imagem e confira programação completa.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui