Em São Marcos, testes de PSA são realizados pela rede pública

0
573

Ações de conscientização serão realizadas na cidade e no campo durante o mês de novembro. Os testes rápidos são gratuito e dispensam consulta médica.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos realiza pela primeira vez testes de PSA como forma de rastreio da população alvo durante o Novembro Azul, intensificando ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata realizadas durante o ano todo.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo.

O exame  é simples e rápido, consiste em uma pequena coleta de sangue através de uma picada no dedo, serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Conforme Juanita do Espirito Santo, enfermeira coordenadora da Atenção Básica no município, os resultados saem na hora e além do câncer, também pode identificar DST’s, doenças sexualmente transmissíveis. Ao São Marcos Online, a enfermeira destacou que os testes rápidos serão realizados prioritariamente em homens acima de 50 anos, considerado grupo de risco.

Para efetuar o teste basta buscar o posto de saúde da sua região e solicitar orientação. Além do PSA, Juanita informa que em 23 de novembro será realizada atividade específica voltada ao homem do campo. O encontro será promovido pela Secretaria de Saúde e Emater e acontece na Linha Zambicari.

O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal. Aliás, o toque retal – ainda cercados de preconceitos – não seria indicado para o rastreamento inicial do câncer de próstata, mas é frequentemente pedido por ser rápido e barato. Converse com um profissional para avaliar o seu caso especificamente.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui