Eder Zanella soma 8 temporadas como árbitro gaúcho na carreira

0
645
O árbitro apita pela FGF desde 2007 e 2011 chegou ao grupo principal da arbitragem. Foto: arquivo pessoal

São-marquense participou de pré-temporada no último final de semana. Nesta quarta (16), os árbitros participam de teste físico em Porto Alegre. Confira entrevista.

A pré-temporada da arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol reuniu cerca de 50 árbitros e assistentes em testes teóricos e físicos nos dias 11, 12 e 13 janeiro. O Estádio Municipal Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, recebeu os treinamentos práticos, já as aulas teóricas foram no Hotel Flores da Cunha, onde ficaram hospedados os árbitros do Gaúchão 2019.

Durante os treinamentos os profissionais foram avaliados em relação aos posicionamentos, sinalizações, deslocamentos e postura em campo, além de regras específicas para os campeonatos de 2019. São Marcos está sendo representada mais uma vez pelo árbitro Eder Zanella, que aos 37 anos atua pela 8ª temporada consecutiva.

“A comissão estadual de arbitragem abordou exaustivamente assuntos como o uso do braço faltoso, o jogo brusco grave, o impedimento de um ataque promissor, carrinhos, conduta violenta, agarra-agarra dentro da área penal e suas técnicas para coibir esse tipo de antijogo durante as partidas deste gauchão. Também foi abordada o excesso de reclamações no banco de reservas” disse o árbitro em entrevista ao São Marcos Online.

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, os 17 árbitros aptos a apitar o gauchão deste ano e os 32 árbitros assistentes, irão passar pelo rigoroso teste físico, que será na ESEF em Porto Alegre.

Eder revela que a novidade deste gauchão é a volta do terceiro clássico gaúcho, o BRAPEL, entre o Brasil e Pelotas, ao lado dos clássicos CAJU e GRENAL. “Assim teremos três, o que eleva ainda mais a qualidade do campeonato” destaca Eder. Outro fator que deve ser citado é a possibilidade do uso do VAR (árbitro de vídeo) nas partidas decisivas, informou o árbitro.

O árbitro apita pela FGF desde 2007 e 2011 chegou ao grupo principal da arbitragem. De lá para cá, só subiu no ranking. Nesta edição, que marca o centenário do Gauchão, Zanella chega a sua oitava atuação apitando as principais competições estaduais como o gauchão, divisão de acesso, 2ª divisão, sub 20, sub 17 e sub 15.

A temporada inicia neste sábado com o Gauchão 2019, comemorando 100 anos. Na metade de fevereiro inicia a divisão de acesso e em março a 2ª divisão.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui