Dia Mundial do Coração: secretaria de saúde promove atividades

0
893

Data é comemorada em 29 de setembro. Em São Marcos serão oferecidas diversas atividades físicas na Praça Dante Marcucci, além de aferição de pressão arterial, medições e orientações gratuitas.

Neste sábado, 29 de setembro, atividades e cuidados com a saúde serão oferecidos gratuitamente na Praça Dante Marcucci, as atividades são alusivas ao Dia Mundial do Coração e estão sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades iniciam às 9h com abertura oficial e às 9h30 haverá uma aula na academia ao ar livre da praça central, às 10h30 será realizado um aulão com alongamento e às 12h o encerramento, dentre as atividades físicas promovidas, também será feita a aferição de pressão arterial, além de avaliação do Índice de Massa Corporal, medição da cintura abdominal, testes de glicemia (em jejum) e diversas orientações com os profissionais da saúde. Uma equipe do SAMU também estará no local fazendo simulação de atendimento.

No município, desde abril deste ano, vigora a Lei nº 2746 de autoria do vereador Fulvio Pessini que institui a campanha “Coração Forte”, com o objetivo de alertar e conscientizar os são-marquenses sobre as doenças cardiovasculares.

De acordo com pesquisas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares estão crescendo cada vez mais e, especialmente, entre as mulheres. Estima-se que no Brasil existem pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema cardiovascular. Infelizmente este número é maior no sexo feminino. A cada dez mortes por infarto, seis são de mulheres.

No Brasil, uma em cada cinco mulheres adultas está em risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Hoje, sabemos que a mulher acumula vários papéis, como trabalhar fora de casa e cuidar dos filhos e da família. Este ritmo acelerado expõe a mulher ao estresse e favorece hábitos poucos saudáveis, como sedentarismo e má alimentação.

 

 

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui