Curador Artista – Artista Curador

0
272

O crítico, o artista e o curador exercem papeis diferentes, o crítico analisa o que está sendo feito e dá um parecer positivo ou negativo. O curador faz uma parte de critico, mas não só no papel e sim no recorte e organização de uma exposição, ele analisa as obras do artista procura ligações e formas mais propícias de expô-las. Entretanto, o artista é quem constrói as obras, mas esse artista pode ser seu próprio curador de sua exposição.

O momento fundamental em uma curadoria é quando o curador analisa as obras do artista e tanta fazer um recorte, mostrando uma conexão. Ele procura uma ideia com foco central para abranger muitas outras ideias.

Mostrar arte contemporânea é complicado e arriscado. Nessa multiplicidade de informações o curador pode ficar inseguro e escolhe dividir o trabalho com co-curadores, dividindo a visão do mundo da arte com outra visões.

Em diversos tamanhos de exposições necessita-se de um curador. Arte só faz sentido no coletivo, as pessoas precisam compreender e alguém tem que fornecer um auxilio e uma forma de como as pessoas chegarem a esse entendimento mesmo sendo leigas ou não. O curador desenvolve um tema que se busca no meio de muitas informações, este tema precisa ficar claro.

Um curador procura um sentido no caos da produção artística, conhecendo bem os artistas, suas obras, fazendo os recortes necessários, delimitando até onde quer chegar, o que deseja mostrar o que deve ser explicado e como ser divulgado.

Os curadores independentes atuam de maneira mais informal e normalmente em exposições mais experimentais, já que estão seguindo suas próprias propostas. Também atua como convidado por ocasião de alguma exposição especifica ou quando é o responsável por realizar suas próprias propostas, sem vínculos empregatícios definidos.

Quando vinculado a uma instituição, o curador é o principal responsável pelo seu patrimônio cultural e material. Dessa forma, ele cuida da aquisição de novas obras para o acervo da instituição, do tratamento dado as pecas e realiza pesquisas teóricas sobre esse material. Além disso, deve atentar-se para a documentação e divulgação da coleção, através de publicações e exposições.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui