Câncer de próstata prevalece em relação a outros cânceres no município

0
458
Baixa adesão na cidade e boa participação no campo durante o Novembro Azul. Foto: PMSM.

Dos cânceres em homens, em média 30% são de próstata, seguido por câncer de bexiga, de pele, de testículo e outros. Testes de PSA tiveram baixa adesão na rede pública.

Segundo a enfermeira Juanita do Espírito Santo, coordenadora da Atenção Básica na rede municipal de saúde, as ações realizadas durante o “Novembro Azul”  foram positivas, apesar da baixa adesão à realização dos testes de PSI, durante o mês de novembro, em todas unidades de saúde.

Conforme ela, cada ESF realizou também a noite do homem, a fim de proporcionar horários diferenciados aos homens que trabalham durante o dia. Na noite desta quinta-feira (29) acontece o último encontro na unidade de saúde do centro. Ao todo, aproximadamente 50 homens deverão realizar o teste rápido neste período.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo.

Juanita informa que as unidades de saúde irão continuar disponibilizando os testes, que podem realizados, prioritariamente, em homens acima de 50 anos considerados de grupo de risco.

A enfermeira destacou a boa participação do homem do campo, em ação desenvolvida em parceria com a Emater no último dia 23, na Linha Zambicari, reunindo cerca de 70 pessoas.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos realiza pela primeira vez testes de PSA como forma de rastreio da população alvo durante o “Novembro Azul”, intensificando ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata realizadas durante o ano todo.

Dados da secretaria revelam que dentre os cânceres em homens em São Marcos, em média 30% são de próstata, seguido por câncer de bexiga, de pele, de testículo e outros cânceres.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui